11 Principais Tendências tecnológicas emergentes na indústria de viagens & turismo
Trouxemos as últimas e mais novas tendências tecnológicas em turismo e viagens, juntamente com tendências tecnológicas que servem como resposta à mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos.
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3/19/20247 min ler
A tecnologia é uma parte crucial do setor de turismo e viagens.
Ajudando as empresas com operações diárias, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do cliente.
Por isso, é importante que hotéis, companhias aéreas, restaurantes e outras empresas acompanhem as últimas tendências tecnológicas do setor de viagens. Isso é especialmente vital nos dias atuais, com as expectativas dos clientes mudando.
Neste artigo, você pode saber mais sobre algumas dessas novas tendências tecnológica.
Descubra as principais tendências tecnológicas na indústria do turismo e viagens: tendências tecnológicas relacionadas ao gerenciamento hoteleiro.
Trouxemos as últimas e mais novas tendências tecnológicas em turismo e viagens, juntamente com tendências tecnológicas que servem como resposta à mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos.
1. Pesquisa de voz & Controle de Voz
Smartphones, alto-falantes inteligentes e assistentes de IA ajudaram a aumentar a relevância da busca por voz no que diz respeito às tendências tecnológicas na indústria de viagens. Em particular, um número crescente de clientes de viagens está usando a pesquisa por voz para encontrar e reservar passagens aéreas, quartos de hotel e experiências de viagem.
É, portanto, crucial projetar seu site com pesquisa por voz em mente, para que você possa capitalizar essa tendência.
Além disso, o controle de voz também está desempenhando um papel crescente nas experiências reais de viagem também. Dentro de quartos de hotel, dispositivos controlados por voz podem ser usados para controlar a iluminação e o aquecimento dentro dos quartos, ou para obter informações turísticas sem precisar falar com um membro da equipe. É provável que isso continue a expandir-se para outras áreas da indústria também.
2. Robôs
A tecnologia robótica é uma das formas mais excitantes de tecnologia de viagem e está constantemente melhorando. Dentro de hotéis, por exemplo, os robôs têm sido usados em funções semelhantes a concierge, ajudando a cumprimentar os hóspedes quando eles chegam e fornecer informações. Alguns hotéis expandiram ainda mais seu uso, envolvendo-os na limpeza e manuseio de bagagem.
Dentro de restaurantes, os robôs podem potencialmente ter um papel na preparação de alimentos e serviço de alimentação. Nos aeroportos, eles podem ser usados para detectar armas escondidas, enquanto alguns fabricantes também estão usando robótica para criar caixas de bagagem que o seguem de forma inteligente. Além disso, os agentes de viagens estão usando robôs para pré-triagem, tornando os tempos de espera mais produtivos para os clientes.
Como acontece com muitas outras tendências tecnológicas dentro da indústria de viagens, os usos para robôs aumentaram em resposta ao COVID, especialmente porque eles têm o potencial de reduzir o contato humano-humano.
3. Pagamentos sem contato
Outra forma importante de tecnologia de viagem é a capacidade de aceitar pagamentos sem contato. Isso permitirá que as empresas de viagens processem pagamentos muito mais rapidamente, inclusive em situações em que os clientes não têm acesso ao dinheiro, ou seu cartão de crédito ou débito. Ele também pode melhorar a experiência do cliente, porque é um poupador de tempo.
A disponibilidade de pagamentos sem contato começou como uma conveniência, mas surgiu como uma parte fundamental do marketing de viagens na esteira da pandemia coronavírus. Com os viajantes nervosos com a propagação do vírus, muitos estão relutantes em lidar com dinheiro. O uso de pagamentos sem contato o máximo possível também pode proteger sua própria equipe.
4. Realidade Virtual (RV)
A realidade virtual tem sido uma tecnologia emergente em vários setores diferentes, mas seu papel dentro da indústria do turismo é especialmente significativo. Afinal, ele fornece aos viajantes a capacidade de experimentar locais distantes do conforto de sua própria casa, e pode ser a diferença em se eles finalmente completam uma reserva.
Usando passeios de RV, os clientes podem experimentar desde hotéis virtuais e restaurantes, até pontos turísticos, parques nacionais ou até mesmo atividades específicas. A interatividade e a imersão também podem ajudar a fornecer uma vantagem competitiva sobre os rivais que ainda não estão aproveitando ao máximo esse tipo de tendência tecnológica. A maioria dos tours RV ou 360 passeios agora são compatíveis com os principais navegadores da Web e podem ajudar aqueles que estão relutantes em viajar por não conhecerem o destino.
Exemplo: Um Tour Guiado da Cidade de Londres – 360 VR Videocreva seu texto aqui...
5. Chatbots 5.AI
Os chatbots movidos a IA podem ser um dos investimentos mais sensatos de tecnologia de viagem que você pode fazer, porque esses chatbots são capazes de fornecer aos clientes respostas rápidas para perguntas em uma base 24/7, independentemente da disponibilidade da equipe. Isso pode ser essencial para atender às expectativas atuais no atendimento ao cliente.
Normalmente, esses chatbots estão no seu melhor ao responder perguntas comuns, que têm respostas padrão. No entanto, os avanços para a tecnologia de IA significam que os chatbots modernos melhoram continuamente à medida que têm cada vez mais interações. Eles também podem ser especialmente bons em responder a perguntas sobre políticas covid e medidas de segurança ou higiene.
6. Medidas de Cibersegurança
A segurança cibernética é uma das principais áreas de foco para aqueles em funções de gerenciamento de viagens, porque as empresas do setor estão cada vez mais em risco de ataques cibernéticos e também mais vulneráveis a violações de dados de outros tipos. As empresas de viagens são um dos principais alvos, pois empregam muitas pessoas e têm acesso a uma abundância de dados de clientes.
Algumas das maiores ameaças nesta área incluem ataques de phishing e ataques de ransomware, embora a dependência moderna de dados também deixe as empresas em risco de erro humano causado por seus próprios funcionários também. Isso requer investimento em treinamento de cibersegurança e várias soluções de hardware e software para manter seu negócio seguro.
Também é importante acompanhar as regulamentações mais recentes e cumprir as leis de proteção de dados.
7. Internet das Coisas (IoT)
Uma das tendências emergentes de tecnologia de viagens emergentes é a Internet das Coisas (IoT), que envolve a interconectividade baseada na internet entre dispositivos cotidianos, permitindo que eles enviem e recebam dados. Já estamos vendo exemplos de seu papel dentro da indústria de viagens e turismo e isso só vai aumentar.
Por exemplo, a tecnologia IoT pode ser usada em quartos de hotel para fornecer aos clientes um dispositivo que se conecta a tudo, desde as luzes, até os aquecedores e ar condicionado, permitindo que todos sejam controlados de um só lugar. Nos aeroportos, entretanto, as caixas de bagagem podem ser instaladas com sensores que alertarão os passageiros quando eles passarem.
8. Tecnologia de reconhecimento
Finalmente, a tecnologia de reconhecimento é especialmente interessante dentro desta lista de principais tendências tecnológicas, devido ao seu potencial de remover o atrito das compras e tornar as interações perfeitas. A tecnologia em si inclui reconhecimento de impressões digitais, reconhecimento facial, escaneamento de retina e vários outros identificadores biométricos.
Essa tecnologia já está sendo usada em alguns hotéis para permitir o acesso aos quartos via impressões digitais ou para permitir check-outs semi-contactless. No entanto, no futuro, espera-se que essa tecnologia possa permitir que os clientes paguem por refeições no restaurante do hotel simplesmente caminhando pela saída.
9. Realidade Aumentada (RA)
A realidade aumentada é semelhante à realidade virtual, mas envolve aumentar o ambiente real de uma pessoa, em vez de substituí-las. Um dos principais pontos positivos dessa tendência tecnológica em particular é que ele é mais barato que RV, com usuários exigindo apenas um smartphone ou tablet dispositivo que tenha acesso à internet.
Por meio de sobreposições gráficas, aqueles na indústria do turismo podem melhorar muito a experiência do cliente, fornecendo aos clientes informações valiosas ou até mesmo entretenimento puro. Por exemplo, os aplicativos podem permitir que as fotografias sejam aumentadas através de filtros e efeitos. Detalhes sobre destinos locais também podem ser exibidos à medida que um cliente aponta seu smartphone para eles, fornecendo informações no momento exato em que ele é mais relevante.
10. Inteligência Artificial (IA)
Longe dos robôs, a inteligência artificial também está sendo usada de outras formas. Talvez o uso mais óbvio dentro da indústria de viagens e turismo seja para fins de atendimento ao cliente, com chatbots possuindo a capacidade de fornecer tempos de resposta rápidos para problemas ou consultas. Também é capaz de aprender continuamente com as interações com os clientes.
Além disso, hotéis e outras empresas que atuam na indústria do turismo podem fazer uso de inteligência artificial para classificar de forma precisa e contínua através de dados. Ele será capaz de tirar conclusões sobre o desempenho dos negócios ou tendências associadas à satisfação do cliente, e até mesmo gerenciar de forma inteligente os estoques.
11. Big Data
Na gestão do turismo moderno, o Big Data é um fato da vida, e quase todas as empresas que têm sucesso empregam suas próprias técnicas de coleta de dados. Um dos maiores usos para esses dados é melhorar a personalização, com as empresas de viagens usando as informações que coletam para fazer ajustes específicos em suas ofertas.
Outro uso valioso dos dados é analisar o desempenho atual dos negócios. Em particular, os proprietários de hotéis podem usar big data para fins de gerenciamento de receita, usando taxas históricas de ocupação e outras tendências passadas para melhor antecipar níveis de demanda. Quando a demanda é previsível, os preços e as estratégias promocionais também podem ser otimizados.
Exemplo: Big Data e análise preditiva
Encontre informações mais detalhadas e exemplos de big data no setor de viagens no artigo 5 maneiras que o Big Data pode beneficiar a indústria de viagens..
Para as empresas que atuam no setor de viagens, é essencial acompanhar as últimas tendências de tecnologia de viagens. Entender e adotar as tendências descritas acima permitirá que você forneça uma melhor experiência para seus clientes e pode ajudá-lo a otimizar a gestão de receitas e o desempenho geral dos negócios.
Fonte: revfine.com/
Adaptação: Gabrielle JordanoEscreva seu texto aqui...