Turismo e ODS
Turismo como agente participativo nas metas das ODS
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6/15/20212 min lukea
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS
Essa pequena sigla de apenas três letras, provavelmente você já deve ter ouvido falar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Muito bem, trouxemos algumas informações para esclarecer possíveis dúvidas e o mais importante, como e quais benefícios de implementar as ODS na sua empresa.
O diferencial das ODS é que tanto os países, como empresas, podem traçar metas para alcançar os objetivos dentro da instituição.
Histórico
Vamos ao histórico, em 2015 a ONU lançou a Agenda 2030, um plano de ação global com 169 metas voltadas para o alcance de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS.
Ao total 193 países-membros da ONU se tornaram signatários, os ODS foram criados para engajar governos, setor privado e a sociedade civil por um mundo mais justo e sustentável, considerando que chegamos a um ponto de ruptura global com efeitos socioambientais alarmantes para esta e as futuras gerações.
Para poder entender um pouco mais sobre da importância de implementar as ODS na sua empresa, o site Global Footprint Network, que contabiliza a pegada ecológica da demanda e oferta da natureza, informa que em média, as cadeias produtivas globais consomem os recursos naturais do planeta a um ritmo 1,6 vezes mais rápido que a sua capacidade regenerativa.
Percebeu o ponto, se continuarmos utilizando os recursos do planeta sem prudência, nossos trabalhos e empregos estarão seriamente em risco em um futuro muito próximo.
Somado a tamanho desafio, existem outras questões de natureza econômica e socioambiental intimamente relacionadas, tais como a extrema pobreza, a degradação de ecossistemas, o declínio acelerado da biodiversidade, o aumento das desigualdades sociais, alterações climáticas e uma infinidade de outros temas que precisam ser confrontados para tornar o desenvolvimento sustentável possível.
Impactos
Muitos de nós sabe que o turismo trabalha diretamente com diferentes cadeias produtivas, impactando diretamente no meio ambiente e na sociedade.
As empresas, a partir do novo paradigma da sustentabilidade corporativa, possuem um enorme potencial para conferir tração à Agenda 2030 e seus 17 ODS, já que possuem:
Influência e controle sobre as cadeias de suprimentos;
Capacidade de investimento;
Espírito inovador;
Acesso a novas tecnologias
Para as empresas - de micros às grandes, há vantagens ao contribuir com a Agenda 2030 e os ODS, como aperfeiçoar práticas de governança, criar diferenciais competitivos, reduzir gastos, gerenciar melhor os riscos relacionados aos negócios e aumentar a sua resiliência.
Existem oportunidades que podem ser exploradas para o fortalecimento das marcas, a medida em que as diversas partes interessadas das organizações demonstram estarem cada vez mais atentas e sensíveis à responsabilidade social corporativa.
Mesmo assim se você está em dúvida sobre os benefícios em implementar as ODS na sua empresa, saiba que em 2017, pesquisa realizada pela Unilever com a consultoria Europanel, dirigida a 20 mil adultos no Brasil, EUA, Índia, Reino Unido e Turquia constatou que um terço dos entrevistados realizavam compras considerando a responsabilidade socioambiental das empresas.
Na mesma pesquisa, 85% dos brasileiros declararam sentirem-se melhor quando consomem marcas sustentáveis.
Saiba mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no site da ONU.
Texto: Gabrielle Jordano
Fontes: https://www.footprintnetwork.org/